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Filtros mentais e transtorno de pânico

Conquiste seus pensamentos e percepções negativas por meio da reformulação

Filtro mental é um termo usado para descrever um tipo de distorção cognitiva, ou padrão de pensamento defeituoso, que muitas vezes pode levar a níveis mais elevados de ansiedade e  depressão . Ao pensar por meio de um filtro mental, a pessoa está se concentrando apenas nos aspectos negativos de uma situação e filtrando todos os positivos. 1  Pessoas com essa forma de pensamento negativo costumam ver seu copo meio vazio em vez de meio cheio em qualquer situação.

Pessoas diagnosticadas com transtorno de pânico freqüentemente usam um filtro mental para peneirar todas as partes agradáveis ​​e gratificantes de suas vidas, enquanto chamam mais atenção para suas inadequações e insatisfação. Eles podem se concentrar em seus sentimentos de  solidão  e  comportamentos de evitação , deixando de perceber as maneiras pelas quais realmente aprenderam a lidar com o transtorno do pânico. Os  níveis de ansiedade continuarão a aumentar à medida que a positividade continua a ser filtrada, enquanto os pensamentos autodestrutivos são intensificados.

Abaixo estão alguns exemplos de como usar esse tipo de padrão de pensamento negativo. Ao pensar sobre esses exemplos, veja se você reconhece sua própria maneira de pensar nessas situações. Se você se encontrar nessas histórias, aprenda como mudar seus filtros mentais, reformulando-os para permitir pensamentos e ideias mais positivos.

Exemplos

Homem indiano pensando em retrato melancólico

Edmond – Edmond é um especialista em sua área e foi convidado a apresentar um workshop de um dia em uma faculdade local. Durante sua apresentação, ele nota que um aluno sai e nunca mais volta. Depois da aula, muitos alunos vêm até ele para agradecê-lo por sua valiosa apresentação. No entanto, Edmond volta para casa com raiva do aluno que foi embora. Edmond também fica ansioso em duvidar de seu próprio trabalho, perguntando-se se o aluno teria ficado se sua aula tivesse sido mais interessante.

Amy – Amy há muito luta contra o transtorno depressivo e a ansiedade. Por meio da psicoterapia , ela começou a aprender como perdoar aqueles que a magoaram em seu passado. Ao perdoar a mãe, Amy desenvolveu um relacionamento mais próximo com ela e começou a confiar mais nela. Um dia, Amy se abriu com sua mãe sobre seu  diagnóstico de depressão . A mãe respondeu com menos compaixão do que Amy esperava. Ela ficou furiosa e decidiu que nunca deveria ter perdoado sua mãe em primeiro lugar. Embora sua mãe tenha se desculpado pelo mal-entendido, Amy se recusou a falar com ela e agora sente que a terapia foi uma perda de tempo.

Exemplos de reformulação

Edmond – Edmond está tão chateado com o aluno que saiu que nem consegue reconhecer e absorver os elogios que recebeu. Ele poderia reformular sua situação concentrando-se mais em todo o feedback positivo de outros alunos. Em vez de filtrar em pensamentos autodestrutivos. 2

Edmond pode optar por se concentrar nas coisas boas da situação. Ele pode reconhecer que é possível que nem todos tenham gostado de sua palestra, mas que muitos alunos se beneficiaram com ela. Ele pode até ser capaz de perceber que, em qualquer situação de palestra, provavelmente haverá algumas pessoas que não serão gratas, e se dar um tapinha nas costas que, estatisticamente, ele teve uma excelente resposta à sua palestra.

Amy – Amy está falhando em ver os aspectos positivos de seu relacionamento com sua mãe – focando apenas nos negativos. Amy reuniu coragem e força para perdoar a mãe e desenvolver um relacionamento com ela novamente. No entanto, ela está chateada porque sua mãe não respondeu a ela da maneira que ela queria.

Se Amy reconhecer esse filtro mental, ela poderá ver as coisas de uma maneira mais equilibrada. Amy pode então reconhecer que sua mãe pode não agir da maneira que ela deseja, mas isso não significa que os ganhos de Amy com a terapia foram inúteis.Distorções cognitivas: ampliação e minimização

Como reformular pensamentos negativos

Tendo dado esses exemplos de uso de resignificação para lidar com filtros mentais, é importante definir rapidamente o que queremos dizer com resignificação. Reenquadrar é uma técnica para mudar sua maneira de experimentar algo. 2  Uma situação não muda, mas a maneira como você percebe a situação muda.

A maioria das situações em nossas vidas pode ser vista de mais de uma maneira. Um exemplo pode ser uma jovem passando por quimioterapia para câncer de mama, um tratamento que causa a perda de todos os pelos do corpo. Você pode olhar para essa situação de uma maneira e ficar totalmente deprimido por ter perdido seu lindo cabelo. Ou, em vez disso, você poderia olhar para isso de outra maneira. Você não terá que raspar as pernas por seis meses! Este exemplo é mais extremo do que muitos (sim, está forçando-o), mas serve como um lembrete de que, às vezes, com a resignificação, você precisará “fingir até conseguir”.

Você pode precisar se concentrar muito em seu pensamento reformulado para que ele supere seu pensamento negativo, mas estudos nos dizem que isso realmente funciona.

Depois de terminar este artigo e considerar as maneiras pelas quais Edmond e Amy usaram a resignificação para lidar com esse tipo de distorção cognitiva, você pode querer rever algumas das maneiras pelas quais pode usar a resignificação para diminuir o estresse, inclusive procurando o que pode mudar e encontrar humor.

É possível mudar sua percepção de uma situação e usar a resignificação para superar o padrão de pensamento defeituoso produzido por filtros mentais.

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