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5 coisas surpreendentes que afetam o peso quando você tem diabetes tipo 2

Você poderia estar sabotando seu plano de perda de peso para diabetes sem saber? Aprenda sobre os fatores que podem estar entre você e um peso mais saudável.

mulher abrindo a porta do forno na cozinha laranja cozinhando frango
Para um peso saudável, o tipo de alimento que você escolhe é importante, mas também o método de preparação. Sam Bloomberg / Getty Images

Pode não ser surpresa para você saber que ter sobrepeso ou obesidade e ter diabetes tipo 2 pode aumentar o  risco de complicações relacionadas ao diabetes . Por outro lado, perder alguns quilos por meio de hábitos saudáveis ​​como alimentação saudável e exercícios pode ajudar a reduzir suas chances de problemas de saúde futuros.

A boa notícia é que ver melhorias no controle do diabetes tipo 2 não requer uma perda dramática de peso. Em um estudo publicado em setembro de 2019 na Diabetic Medicine , os pesquisadores descobriram que as pessoas com diabetes tipo 2 que perderam pelo menos 10 por cento do peso corporal durante os primeiros anos após o diagnóstico tinham o dobro de probabilidade de ver sua doença entrar em remissão em comparação com aqueles que perdeu menos peso ou mesmo nenhum. (Os autores do estudo definiram a remissão do diabetes como tendo um A1C abaixo de 6,5 por cento sem medicação para diabetes ou cirurgia bariátrica .)

Se isso parece uma tarefa difícil, almeje uma perda de peso de 5 por cento, diz Jennifer Shrodes, RD, CDCES, do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio em Columbus. “A gordura corporal é um componente da resistência à insulina . Você quer que a insulina funcione da maneira mais eficaz e eficiente possível e, quando você perde alguma gordura, geralmente pode ver a resistência à insulina melhorar ”, explica ela.

Junto com os níveis de açúcar no sangue mais baixos e estáveis, a perda de peso pode afetar outros aspectos da sua saúde, como lipídios e pressão arterial, e controlar esses números é o cerne do controle do diabetes, observa um artigo de agosto de 2017 no Diabetes Spectrum . Afinal, as pessoas que têm  diabetes têm o dobro do risco de desenvolver doenças cardíacas ou derrame em comparação com aquelas que não têm diabetes, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) .

Hábitos de estilo de vida, como reduzir calorias, permanecer ativo e receber o apoio necessário para seguir o plano, são algumas das etapas que podem mover a agulha na balança. Mas o que você pode não perceber é que, mesmo que pense que está fazendo tudo certo, pode estar sabotando seus próprios esforços para perder peso, mesmo sem saber.

Aqui estão sete fatores surpreendentes que podem estar entre você e um peso mais saudável – e três dicas de especialistas em diabetes para enfrentar esses obstáculos e voltar no caminho do sucesso.

1. Você está oprimido

Remédio:  Commit. Renove o compromisso diariamente – em incrementos, se necessário.

Se você está acima do peso ou é obeso, a perspectiva de perder peso e mantê-lo pode ser assustadora. “É um compromisso e você precisa renovar esse compromisso todos os dias”, diz Margaret Powers, PhD, RD , uma clínica e cientista pesquisadora do Centro Internacional de Diabetes em Park Nicollet em Minneapolis. Para tornar menos intimidante tirar e manter o peso indesejado, ela sugere pensar sobre o compromisso como se você estivesse fazendo isso por  hoje. “Comece se comprometendo a fazer escolhas saudáveis ​​pela manhã”, ela recomenda. “E então acrescente.” Comprometa-se a fazer escolhas saudáveis ​​no almoço, depois na hora do lanche, depois do trabalho, no jantar e assim por diante. Faça isso todos os dias e continue trabalhando, mesmo que às vezes caia em velhos hábitos. “A coisa mais difícil de perder peso é mantê-lo”, diz Powers. “É preciso muito trabalho, mas renovar esse compromisso prepara você para o sucesso todos os dias.”

Além disso, é fundamental fazer mudanças que possam ser implementadas em seu estilo de vida a longo prazo. “Se você não conseguir sustentar essas mudanças, o tiro sairá pela culatra”, diz Shrodes. Um especialista certificado em educação e cuidados em diabetes (CDCES) pode ajudar a fornecer a educação de que você precisa e capacitá-lo a identificar as mudanças que você pode fazer para obter resultados duradouros, diz ela. Você pode encontrar um por meio dos especialistas americanos em cuidados e educação em diabetes .

2. Você não dorme com qualidade suficiente

Solução:  Procure conseguir sete a nove horas de zzzs de qualidade todas as noites; Escolha lanches noturnos adequados para o diabetes.

A falta de sono não está apenas ligada à resistência à insulina , mas pode causar estragos nos hormônios associados ao ganho de peso. Quando você não está dormindo o suficiente, seu corpo produz mais grelina (um hormônio que estimula o apetite) e menos leptina (um inibidor de apetite), observa a National Sleep Foundation . A falta de sono também é um estresse no corpo, diz Shrodes: “Uma das formas pelas quais o corpo reage ao estresse é frequentemente com níveis elevados de açúcar no sangue”.

Outro problema básico de ficar acordado até tarde, diz Powers, é que as pessoas tendem a comer mais. “Ficar acordado até tarde aumenta a probabilidade de você fazer um lanche”, diz ela. Você também pode estar mais inclinado a escolher lanches de altas calorias doces, amiláceos e salgados tarde da noite, de acordo com pesquisas anteriores . Muitos lanches ricos em amido não são a melhor escolha para equilibrar o  açúcar no sangue , perder peso ou manter um peso saudável.

3. Você passa longos períodos sem comer

Remédio:  incorpore lanches adequados para o diabetes em seu plano de refeições e não pule as refeições.

Isso é particularmente comum em pessoas recém-diagnosticadas com diabetes tipo 2. “Eles têm medo de comer algo e afetar o açúcar no sangue”, explica Arycelis Segura, CDCES, um especialista em treinamento do Mount Sinai Health System, na cidade de Nova York. Mas eles não são os únicos. Segura diz que também é um problema entre as pessoas que já controlam o diabetes há algum tempo, mas não foram educadas sobre questões alimentares, bem como entre as pessoas que trabalham em turnos duplos, uma situação que pode dificultar a parada para uma refeição. 

4. Você come alimentos saudáveis, mas em grandes quantidades

Remédio:  Continue comendo alimentos saudáveis, mas observe o tamanho das porções.

Comer alimentos que são bons para você é um princípio básico de uma  dieta saudável para diabetes , mas o tamanho das porções e o  controle das porções  também são importantes. “Muitas vezes as pessoas equiparam ‘saudável’ a ‘ilimitado’”, diz Segura. “Tenho pacientes que escolhem alimentos realmente saudáveis, como nozes, azeite e  abacate , mas não percebem que estão repletos de calorias”.

Para um estilo de comer descomplicado que não exige medir porções, Shrodes sugere seguir o método do prato. De acordo com a American Diabetes Association, o método do prato requer encher ½ do seu prato com vegetais sem amido , ¼ com proteína magra e ¼ com amido. Por exemplo, você pode encher seu prato com um pedaço de bacalhau, brócolis e pimentão e quinua . “Se você comia demais antes e usar esse método, naturalmente controlará o açúcar no sangue, cortará calorias e começará a perder peso”, diz ela.

5. Você está comendo proteínas magras, mas usando técnicas de cozimento não saudáveis ​​para prepará-las

Solução:  Refogue com spray de cozinha ou pequenas quantidades de azeite. Em vez de fritar proteínas magras, asse, grelhe, grelhe, cozinhe no vapor ou refogue.

Proteínas , como carne de vaca ou frango, não afetam necessariamente o açúcar no sangue, mas variedades mais gordurosas, como salsicha, carne moída comum ou um bife fortemente marmorizado, podem afetar o colesterol e sua cintura, diz Segura. As proteínas magras são melhores para a perda de peso e são recomendadas como parte de uma dieta saudável para  diabetes tipo 2 , mas a preparação também é importante. “Fritar ou refogar com manteiga ou muito óleo pode sabotar a perda de peso”, diz Segura. Evite manteiga e margarina ao cozinhar e mude para um óleo de cozinha saudável , como azeite, amendoim ou óleo de cártamo, sugere a American Diabetes Association (ADA) . Mantenha o tamanho da porção em uma colher de sopa , mas muitas vezes uma colher de chá é suficiente para cozinhar,as notas da organização .

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